A manutenção periódica de qualquer veículo serve para manter todos os componentes do carro funcionando como deveria e na revisão de freios não poderia ser diferente: é isso que identifica possíveis problemas e atesta o funcionamento de todos os componentes desse sistema tão importante.
Isso tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos, à medida que os sistemas de freio se tornam mais complexos. 
Mas você sabe como funciona o sistema de freios?
No geral, os sistemas de freio funcionam transferindo a força que você faz no pedal por diversos componentes até chegar à roda, forçando-a a parar de girar. Se acontece um problema em qualquer ponto desse “caminho”, o freio falha, colocando motorista e passageiros em risco!
Por isso, a revisão dos freios é essencial: ela garante que cada peça do sistema esteja cumprindo seu papel. 
Quais os tipos de sistema de freios? 
Existem vários sistemas de freios diferentes, que foram desenvolvidos ao longo da história dos automóveis e ainda são utilizados até hoje para veículos diferentes, mas os mais comuns são:
Freio a disco, usado nos eixos dianteiros de carros de passeio; 
Freio a tambor, usado nos eixos traseiros de carros de passeio e dianteiros de veículos pesados; 
Freio pneumático, usado em veículos pesados, como ônibus e caminhões. 
Dessa maneira, uma revisão de freios deve seguir a checklist abaixo: 
Servo freio: conferir o rompimento do diafragma ou obstruções nas mangueiras do sistema hidráulico; 
Cilindro mestre: verificar viscosidade do fluido e limpeza do reservatório; 
Pinças de freio: garantir que não há travamento; 
Pastilhas (em freios a disco): avaliar desgaste e aspecto; 
Discos de freio (em freios a disco): avaliar espessura, empenos e quinas; 
Lonas (em freios a tambor): observar desgaste e quilometragem; 
Tambor (em freios a tambor): avaliar desgaste, trincas e amassados;  
Fluido de freio: verificar a capacidade de lubrificação, a viscosidade, o tempo de ebulição e as orientações do fabricante. 
 
Como saber se os freios estão ruins? 
Como o sistema de freios é composto de muitos itens, também são muitos os sinais de que algo está errado. Confira os principais sinais de problemas nos freios: 
Trepidação no pedal ou no volante em freadas normais; 
Chiados, assobios ou ruídos metálicos (de ferro esbarrando em ferro); 
Pedal muito mole ou muito duro; 
Pedal rebaixado; 
Rodas travando. 
 
De modo geral, os freios começam a apresentar problemas no funcionamento depois de 20 mil km rodados.
 
Agora que você sabe tudo sobre o sistema de freios, que tal conferir essa matéria onde falamos um pouco mais da vela de ignição?                                                                                         Galeria
                                
                                                        
                                                            
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