> <

Exigência de extintor ABC é prorrogada

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorroga, pela terceira vez, a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio com carga ABC nos veículos. O pedido foi feito pelo Ministério das Cidades, na última segunda-feira (15), devido à falta de produto em todo país. Em alguns Estados, a dificuldade em encontrar o equipamento fez surgir um mercado paralelo de extintores adulterados, à venda em lojas e postos de combustível. 

Inicialmente, o equipamento deveria passar a ser obrigatório em 1º de janeiro, antes do prazo ser adiado para 1º de julho próximo. Agora, a data prevista é 1º de outubro, ou seja, 90 dias a partir do que havia sido estabelecido anteriormente. Vale lembrar que, desde 2005, os veículos já saem de fábrica com o novo equipamento de segurança. Dessa forma, não há necessidade dos donos de carros fabricados há menos de dez anos trocarem o extintor.

Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante – a infração é considerada grave, segundo o artigo 230, do CTB. A penalidade gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH do proprietário do veículo, além de medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Diferenças entre o extintor BC e o ABC – Para cada classe de fogo existe um tipo de extintor indicado ao combate das chamas. O novo extintor exigido tem capacidade para eliminar chamas de classes A, B e C, descritas abaixo.O modelo anterior era eficiente apenas para as classes B e C.

Letra A: indica que a carga do extintor é eficiente para combater chamas que se propagam por materiais sólidos, como, por exemplo, bancos, tapetes e painéis.

Letra B: serve para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo diesel, querosene, etc.

Letra C: combate o fogo em equipamentos elétricos, como bateria, fiação, entre outros.O extintor ABC tem validade maior, de cinco anos. O do tipo BC vence a cada três anos e pode ser reabastecido uma vez, com validade de um ano após a nova carga. Agora, passado o prazo de validade, será necessário descartar o equipamento e adquirir um novo.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Qualidade do Amortecedor
Qualidade do Amortecedor
22 de setembro de 2025

Você já sabe que a função principal do amortecedor é controlar o movimento da suspensão, absorvendo os impactos e garantindo que as rodas mantenham contato com o solo, proporcionando estabilidade no veículo.…

leia mais...
Cada experiência que vivemos deixa uma marca em nossa trajetória

Quarta-feira, 02 de julho de 2025, a equipe de Marketing realizou um bate-papo com alguns jovens que participaram do programa desenvolvido pela Barros: Programa Jovem Vendedor. Esses jovens, que…

leia mais...
Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco111

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up