> <

Compra de pneus em países vizinhos é prática ilegal e pode trazer riscos

Viajar de carro até países vizinhos, como o Uruguai e o Paraguai, é comum entre os brasileiros, ainda mais quando a intenção é comprar produtos. Apesar de os preços muitas vezes serem mais baixos, nem tudo pode ser levado da viagem. Comprar pneus fora do Brasil, por exemplo, é uma prática ilegal.

Atualmente, a fiscalização está cada vez mais rigorosa na fronteira, sendo que, dependendo da situação, o veículo pode ser apreendido ao tentar voltar para o país de origem com determinados produtos.

Isso acontece porque o turista terá que pagar a taxa de importação se quiser entrar com o pneu como se fosse uma mercadoria, o que torna a compra menos vantajosa economicamente. No Paraguai, por exemplo, ao ser pego na fronteira, é possível fazer a legalização mediante o pagamento da alíquota de importação, que pode chegar a até 50% do valor do produto na nota fiscal.

Além do sério risco de enfrentar problemas na fronteira, o motorista não tem informações sobre a procedência do produto, tampouco qualquer garantia para o caso de precisar trocá-lo.

“Além da garantia e da segurança dos passageiros, comprar um pneu nacional em um local de confiança vale mais a pena do que se arriscar a pagar menos, sendo que a própria viagem até a fronteira já pode não compensar os gastos”, afirma Carlos Molina, diretor do e-commerce KD Pneus.

Um dos golpes que têm sido aplicados é fazer uma roupagem para um pneu velho e vendê-lo como novo. A finalidade é óbvia: ganhar dinheiro em cima de quem não percebe o truque e quer economizar.

Ao comprar um pneu sem certificação e de baixa qualidade, o motorista está colocando em risco o próprio carro e todos os passageiros. Há chances, por exemplo, de o pneu ficar careca mais rapidamente e até estourar. No final das contas, o consumidor precisará comprar um novo pneu para repor este danificado, gerando mais custos.

Fonte: Jornal Reposição

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Qualidade do Amortecedor
Qualidade do Amortecedor
22 de setembro de 2025

Você já sabe que a função principal do amortecedor é controlar o movimento da suspensão, absorvendo os impactos e garantindo que as rodas mantenham contato com o solo, proporcionando estabilidade no veículo.…

leia mais...
Cada experiência que vivemos deixa uma marca em nossa trajetória

Quarta-feira, 02 de julho de 2025, a equipe de Marketing realizou um bate-papo com alguns jovens que participaram do programa desenvolvido pela Barros: Programa Jovem Vendedor. Esses jovens, que…

leia mais...
Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco111

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up